Tradutor

terça-feira, 8 de julho de 2014

Porto à janela


 Porto à janela

A janela aberta
vejo o azul do rio
o névoa reina, é bela
o azul não perde o brio...

Penso
o Porto como visão
como cor, como clube, como dor
um amor perto do coração...

Mas uma dor intensa
pois senhor porquê, porquê?
não lhe dar
 o devido valor
a cidade histórica
cidade invicta
sem lugar para escória
é uma bolha de sabão
é a pronuncia acentuada do bolhão.

Em cima, norte de manhã
Em frente, a imagem da ponte
em baixo, vejo fibra
de um povo com horizonte.

Ao meu lado
Vêem a janela

Vêem o telhado, até o barco à vela
mas pouco mais
enxergam tudo como deve ser
são pessoas de visão
eu não,
eu não me comparo aos demais.





Miguel Ângelo, CMF

fotografia por Filipe Carmo.






2 comentários:

  1. Porto, Porto distrito, concelho e quiçá capital
    Um Porto há Porto, um adepto sem igual.
    Bom dia, o gajo ainda não se levantou?
    A dobrada fica fria, mas a cidade já acordou
    Se digo isto há Porto! E se tu do Porto és!
    Então sabemos imaginamos como entoou
    A pronuncia do norte, de lés-a-lés.
    A.F.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que melhor comentário a um poema
      do que um Porto como lema ?!
      Porto, Porto, PORTO!!!
      Mais do que uma cidade
      mais do que uma tonalidade
      mais do que o melhor vinho
      é um aglomerado de pormenores
      é musica que fica no ouvido
      é onde nunca me sinto sozinho
      porque nela se enquadra o meu caminho
      o meu começo como peregrino
      na procura incessante pelo meu destino.

      Por isso Pronuncia ?
      acentuada ?
      que seja forte e ousada
      e mais do que isso
      seja
      como quem beija
      como quem deseja
      mas ainda mais do que isso
      seja o reflexo de algo marcante
      o reflexo de um povo cavalgante
      numa cidade historicamente relevante.

      Eliminar