Tradutor

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Artigo de opinião sobre o filme MCfarland USA



Ora, hoje não me apetece escrever um poema, na verdade não me apetece nada.
Sinto o meu mundo a evoluir, mas ao mesmo tempo a desabar a explodir. No meio de tanta dificuldade preciso desabafar. E como não gosto de me expor vou vos falar de um filme que tem sido a minha inspiração para o que tenho feito.

Tenho medo, temo o pior mas não tenho mais nenhuma hipótese, ou invento desculpas como num passado cada vez mais longínquo ou crio soluções.

Há uns tempos vi um filme, não apenas um filme mas o filme.

Depois de ver into the wild e o ter declarado o filme da minha vida, pensei que nunca nada me iria fazer sentir o que senti ao vê-lo. Apesar de continuar
a ser um filme de referência foi destronado no meu pódio
de filmes por MCFarland USA.
Nunca na minha curta existência um filme me tinha tocado de forma tão profunda.
Talvez a minha cultura a nível cinematografia não seja a melhor mas também nem sempre tenho disponibilidade para despender tempo para o fazer.
Não que seja desculpa, a falta de tempo não existe, mas sim a falta de vontade.
Nesse sentido domei-me e forcei-me a ver este filme. Depois dos relatos do meu pai, o entusiasmo, o brilho no olhar, tive certeza que não podia adiar. Sábia decisão, vi a minha vida a passar a minha frente numa realidade diferente e bem mais dura. Mas identifiquei-me e o que seria de um filme ou de um livro se as pessoas não vestissem a pele das personagens?
Bem eu consegui ver-me na pela delas todas em certas alturas da minha vida e isso me fez atingir um estado emocional que não esperava de todo.

Ora, é um filme sobre corrida, mas é bem mais do que isso. Claro que para mim que encontrei na corrida e especialmente na montanha a minha paz ver um filme sobre isso mexe. Mas foi mesmo muito mais do que isso, mexeu em feridas profundas.
Quando mexem no teu orgulho, quando te rebaixam e te tentam diminuir, quando lutas e pareces um fracasso e continuas mostras carácter.
Carácter é fazer a coisa certa quando ninguém está a ver. E isso é e sempre será o meu maior orgulho.

Eles no filme são mexicanos, filhos de pais pobres mas trabalhadores, o seu maior tesouro é a família e não tem hipótese de futuro melhor, a corrida é a sua única hipótese de poderem mudar o seu mundo e dos que os rodeiam. A corrida é a sua salvação,

Não serei spoiler, mas aconselho a verem este filme que me fez verter lágrimas pela primeira vez ao assistir esta arte de tela.
Não sei o que eu andava a fazer a minha sensibilidade, ou que tipo de filmes eu via, mas a verdade é que eu separava a realidade da ficção e podiam morrer de forma injusta que nada mexia cá dentro.
Tudo mudou com este filme.
Eu corro agora, portanto logo aí se percebe o estrago. Mas os valores, o sacrifício, todo o conteúdo me vez repensar a minha forma de agir e me fez querer criar algo parecido.
Entendo que a vida não é um filme mas a vida pode ser o sonho que existe na nossa cabeça e no nosso coração.
Um filme baseado em factos verídicos.

Alerta spoiler.
Frase mítica entre tantas outras, isto sem precisar as palavras exactas.
Diz o actor kevin costner personagem Jim White dentro do seu carro para o melhor atleta que corria a 20km/h:
"- Porque corres a 20km/h para ir para a escola?

Responde Carlos Chalabi, personagem Thomas Valles:
"- Porque não tenho carro"

Os corredores do filme nunca tinham visto o mar, classificação para as competições estatais proporcionaram-lhes isso. Não Digam que correr não pode mudar a vida de alguém.

Humildade vem do berço, do berço de palha veio Jesus por isso pensem de onde vêm e como chegaram onde estão agora.
È esse o local que sonharam? Se sim continuem, se não mudem.

MA


4 comentários:

  1. Que bom ver-te noutro registo. Gostei!
    Relativamente à questão final, não é fácil estarmos satisfeitos dada a nossa natureza. Contudo, parece-me que devemos dar graças pelas pequenas conquistas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sentirmos nos abençoados e agradecidos pelo o que temos é fundamental. No entanto querer mais é importante. Querer mudar será apenas em caso de insatisfação.
      Ninguém sai de onde tem paz.
      Abraço

      Eliminar
  2. Boas. Ja percebi que gostas de filosofar.
    Vou te deixar aqui um video no youtube que vai-te mostrar um visão completamente diferente do que ja alguma vez viste que ao mesmo tempo demasiado óbvio.
    https://youtu.be/I7arqW5luKc?t=6m54s

    Vê.... gostava de saber o que achaste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até dás erros de propósito só para eu não te reconhecer. Até a tua maneira de escrever não é a tua. Mas parabéns conseguiste que eu não saiba quem és. Vou ver sim.
      Arrisco pelo menos dizer que és mulher.
      No entanto não te consigo reconhecer.
      Talvez nem te conheça. Mas pareces ser alguém próximo. Ou que já foi. Não sei mesmo.

      Mulher? Talvez.

      Beijinhos

      Eliminar